quarta-feira, 7 de março de 2012

Cultura como sinônimo de arte?

Coisas cotidianas, naturalizadas, podem passar sem que as percebamos muito bem mas, de vez em quando, é bom tentarmos entender melhor determinados usos, desusos e abusos. Um desses cotidianos usos e que paira sobre minha insônia de hoje é o uso da palavra "cultura" como sinônimo de "arte".

Entendemos por Cultura toda realização humana, portanto, em um simplificação de blogueiro podemos dizer que o que não é dado pela natureza, cultura é.

Mas o fenômeno de usar a palavra "cultura" quando se quer falar especificamente de "cultura artística" tem implicações bastante interessantes. A Professora Maria Juraci Maia Cavalcante, em artigo publicado em 2009 chama atenção para uma questão importante: a primeira "Secretaria de Cultura"  do Brasil foi Criada no Ceará em 1966 e aponta:

                UM ELEMENTO COMUM A TODOS OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS  À CULTURA, COMO ÁREA DE CONTROLE SOCIAL E GESTÃO ESTATAL, É A PRESENÇA DE INTELECTUAIS. TRATA-SE DE UMA FUNÇÃO SOCIAL DE ELITES LETRADAS
 (Cavalcante, 2009, p. 110)
            
Isto posto, é possível nos questionarmos se o termo cultura como sinônimos de arte, ou de cultura artística, não é por si só uma qualificação da arte a qual nos referimos como cultura. Seria esta uma arte necessariamente culta?  um fazer artístico que se faz legitimar em aparelhos públicos/governamentais pela apropriação por parte de uma "intelectualidade ilustrada" (como parece ocorrer com a chamada "Cultura Popular)?

Este é um ponto inicial para uma reflexão a ser desenvolvida ainda, mas ficam aqui as questões.
       

Um comentário:

  1. PREZADO PROF ELVIS MATOS

    GOSTARIA DE PARABENIZA-LO PELO SEU BLOG TÃO IMPRESCINDÍVEL PARA AS PRRBLEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO MUSICAL. APROVEITO PARA DIVULGAR OUTROS BLOG NESTAS CIRCUNSTÂNCIAS: www.blogdaeducaçãomusical.blogspot.com

    ResponderExcluir