quinta-feira, 24 de julho de 2008

Paulo Abel


Eu tive a felicidade conhercer um gênio: PAULO ABEL DO NASCIMETO. Tive também a honra de escrever um breve perfil biográfico deste grande cantor.

CRONOLOGIA

1957 Nasce, no dia 13 de janeiro, PAULO ABEL DO NASCIMENTO. Filho de Dona Raimunda Martins do Nascimento e do Senhor João Batista do Nascimento.

1969 Com 12 anos de idade PAULO ABEL DO NASCIEMENTO é musicalmente iniciado pelo Filósofo e Violonista João Lima. No mesmo ano trava o primeiro contato com o seu primeiro mentor Raimundo Nonato Ferreira Lima

1974 Com 17 anos de idade, Paulo Abel do Nascimento é admitido no Curso de Turismo da Escola Técnica Federal do Ceará.

1976 Contando com a apoio da Professora Laysce Bonfim Maciel PAULO ABEL DO NASCIMENTO reativa oficialmente o Coral da Escola Técnica Federal e, assim, inicia a sua vida como “músico profissional”. No mesmo ano conhece a musicóloga Cleofe Person de Matos que orienta a estudar no sul do país.

1978 Após incidente no Festival de Campos do Jordão do qual PAULO ABEL DO NASCIMENTO foi expulso, o cantor se transfere para Florença-Itália onde dá continuidade a seus estudos.

1981 Cantando na RTBF – Rádio e Televisão Franco-Belga, PAULO ABEL DO NASCIMENTO estréia profissionalmente na Europa.

1985 No palco do Teatro José de Alencar, aos 22 dias do mês de agosto, PAULO ABEL DO NASCIMENTO faz o seu primeiro recital em sua terra natal após os anos de estudo na Europa. No mesmo ano deu-se o início do Projeto Ópera, uma idéia do cantor apoiada fortemente pela Universidade Federal do Ceará.

1986 Cantando no Lake Placid Center Of Arts, PAULO ABEL DO NASCIMENTO faz a sua estreia nos estados Unidos da América no dia 22 de agosto. Aparece como destaque na capa da revista Musique & Concerts.

1987 PAULO ABEL DO NASCIMENTO abre, em Paris, o Ano Internacional Villa-Lobos. No Brasil, antes de vir a Fortaleza, canta na Sala Martins Pena e no Memorial JK em Brasília. Rege no Centro de Convenções de Fortaleza a apresentação da Cena 4 da obra operística “Moacir das Sete Mortes ou a Vida Desinfeliz de um Cabra da Peste”.

1988 Em Hollywood – USA, PAULO ABEL DO NASCIMENTO participa do filme Ligações Perigosas. No mesmo ano, após lançar na França o seu primeiro CD com cantatas e sonatas de Alessandro e Domenico Sacarlatti, o cantor se apresenta como convidado de honra no festival de Campo do Jordão.

1990 Após dois anos de intensa preparação, PAULO ABEL DO NASCIMENTO grava, na França, o CD com canções populares do Brasil juntamente com o pianista Claude Fondraz. No mesmo ano falece Dona Raimunda Martins do Nascimento, mãe do cantor e, com a morte de sua genitora, este entra em estado de profunda depressão.

1991 Canta na reinauguração do Teatro José de Alencar, com o Coral do Povo e alguns “coralistas avulsos” de outros corais, o Magnificat Aleluia de Heitor Villa-Lobos.

1992 Aos trinta e cinco anos de idade PAULO ABEL DO NASCIMENTO morre em Paris, vítima de complicações respiratórias causadas pelo HIV.



4 comentários:

  1. Olá!!!Li a biografia de Paulo Abel e gostei muito!!

    ResponderExcluir
  2. estou muito surpreso e feliz com este blog pois, eu fui muito amigo do Paulo, em Florença, na Itália.Também fui seu fã. Parabéns.
    Jorge Amaral
    amaraljorgester@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha poder ler sobre ele. Muito obrigado!

    ResponderExcluir